Tools

Siemens MoçambiqueSiemens Moçambique

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens apoia a HELPO na reconstrução da escola de Matibane em Nampula

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

  • A inauguração das novas instalações teve lugar esta segunda-feira (dia 8 de Fevereiro) no âmbito das comemorações do regresso às aulas para o novo ano lectivo.

Realizou-se hoje a inauguração da Escola Primária Completa de Matibane que contou com a presença do Director Provincial de Educação de Nampula, bem como, de Rui Marques, Director Geral da Siemens em Moçambique e de Carlos Almeida, Country Manager, representante da ONG HELPO, as duas entitidades reponsáveis pela reconstrução da escola. A inauguração contou ainda com a presença dos mais de 800 alunos que frequentam a escola, do primeiro ao sétimo ano de escolaridade, e que contam agora com novas instalações para aprender.

A Siemens tem desenvolvido a sua actividade em Moçambique apostando numa forte componente de responsabilidade corporativa e tem como objectivo contribuir activamente para a criação de uma sociedade mais justa e equilibrada. O programa de responsabilidade social da Siemens assenta nos eixos da educação, ambiente e sociedade. Neste contexto, a empresa associou-se à HELPO, uma ONG de Nampula que trabalha nas áreas da Educação e Ação Social desde 2008, garantindo o apoio necessário para a reconstrução da Escola Primária Completa de Matibane.

Porque o maior ativo do país são as pessoas, a Siemens tem feito uma clara aposta na educação e formação de quadros locais. Neste sentido, para além dos projectos de responsabilidade social, a empresa quer apoiar a formação de profissionais moçambicanos em parceria com o Instituto de Formação Profissional de Moçambique e do apoio técnico da academia de formação  ATEC1 , com o objetivo de formar quadros nas importantes áreas da engenharia elétrica e automação.

Com o apoio à reconstrução da Escola Primária de Matibane a Siemens reforça o seu posicionamento enquanto empresa socialmente responsável que desenvolve a sua actividade de forma sustentável e ao serviço da sociedade contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social de Moçambique.

 1ATEC – Academia de Formação é um projeto idealizado e promovido pela Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso- Alemã, que se materializou em dezembro de 2003 como uma Associação de Formação para a Indústria. Esta entidade dá formação profissional nas áreas de Soldadura, Mecatrónica Automóvel, Manutenção Industrial, Eletrónica Automação e Comando, Eletrónica Automação e Computadores, Eletrónica e Telecomunicações, Instalação e Gestão de Redes Informáticas, Gestão de Redes, Automação Robótica e Controlo Industrial, e Tecnologia Mecatrónica.


Hugo Modesto 

 hugo.modesto@siemens.com