Tools

Siemens MoçambiqueSiemens Moçambique

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens estabelece recorde mundial em central eléctrica na Alemanha

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

  • Central alcançou um recorde de produção de energia e uma eficiência de mais de 60%

  • Tem capacidade para fornecer cerca de 300 MW de calor para aquecimento do distrito

  • Entrega ao cliente 19 dias antes do prazo estabelecido

No início de 2016, a Siemens entregou ao cliente uma central eléctrica de ciclo combinado, na área portuária de Düsseldorf, na Alemanha, e estabeleceu três novos recordes mundiais. Durante o período de testes, ainda antes de ser aceite, a unidade “Fortuna” alcançou uma produção eléctrica líquida máxima de 603,8 megawatts (MW), valor que constitui um novo recorde para uma central eléctrica de ciclo combinado deste tipo. O cliente é o operador Stadtwerke Düsseldorf AG, uma empresa de serviços públicos.

Outro recorde foram os 61.5% de eficiência líquida de produção de energia atingidos, permitindo que a Siemens batesse o seu próprio recorde de eficiência de 60,75%, alcançado em Maio de 2011, na central eléctrica de Irsching, no sul da Alemanha.

O nível de eficiência elevado faz com que esta central seja especialmente amiga do ambiente. Alem disso, a unidade “Fortuna” também pode fornecer até cerca de 300 MW para o sistema de aquecimento urbano de Düsseldorf – um novo valor de pico internacional para uma central eléctrica equipada apenas com uma turbina a gás e vapor. Isto aumenta a utilização de combustível da central até 85%, ao mesmo tempo que reduz a emissão de CO2 para cerca de 230 gramas por quilowatt/hora. O aumento nos níveis de capacidade e eficiência é o resultado de desenvolvimentos contínuos e consistentes, como por exemplo, na concepção de componentes, nos materiais usados, na construção geral da central e no perfeito interfuncionamento de todos os componentes da central.

A turbina a gás pode funcionar em plena carga/potência em menos de 25 minutos depois do arranque, permitindo que possa também ser usada como apoio para a produção de energia a partir de fontes renováveis. Esta flexibilidade apoia a operadora nos seus esforços para alcançar operações económicas num ambiente desafiante para centrais de energia convencionais.

A unidade “Fortuna” foi entregue ao cliente 19 dias antes da data estabelecida no contracto. O projecto na margem do rio Reno foi um grande sucesso também no que diz respeito à segurança no trabalho para todos os envolvidos. Mais de dois milhões de horas de trabalho foram realizadas no total sem um único acidente. Como a Central está muito próxima do centro da cidade deu-se especial importância a provocar o mínimo de emissões possível, à integração visual na arquitectura urbana, e a alcançar um nível baixo de ruido. Na margem oposta do Reno, em frente à Central, o nível de ruído é menos do que 25 decibéis – mais silencioso do que um sussurro.

O que significa o nível de eficiência de 61.5% para o clima?

Uma central de ciclo combinado movida a gás natural, tal como esta, com uma eficiência eléctrica de 61.5%, teoricamente, economiza cerca de 2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano. Isso corresponde à quantidade de CO2 emitida por 1,25 milhões de automóveis de passageiros, cada um conduzido 15.000 quilómetros por ano.

Para mais informações sobre a central que bateu os recordes visite:
www.siemens.com/fortuna


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com