Tools

Siemens MoçambiqueSiemens Moçambique

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens promove a digitalização do sistema eléctrico de Moçambique

segunda-feira, 26 de agosto de 2019


  • Empresa participa na 55ª Edição da FACIM

  • O foco da sua presença na feira está nas tecnologias para Centros de Despacho

A Siemens está, uma vez mais, presente na Feira Internacional de Maputo - FACIM, a maior feira de negócios de Moçambique, onde está a dar destaque às suas tecnologias para Centros de Despacho, infraestruturas que permitem planear, desenvolver, gerir e operar as redes elétricas nacionais.

O espaço da multinacional alemã na feira conta com uma aplicação de realidade aumentada, através da qual é possível ver um Centro Nacional de Despacho e as suas principais funcionalidades, tal como a possibilidade de monitorizar à distância e de gerir de forma centralizada, integrada, eficiente e sustentável as mais de 120 infraestruturas de produção, transporte e distribuição de energia existentes no país, bem como todas as que possam vir a integrar e reforçar a rede nacional.

“A criação de um Centro Nacional de Despacho contribuiria para que Moçambique pudesse gerir de forma eficaz os recursos energéticos disponíveis e para que conseguisse alcançar um dos objetivos do seu Executivo – o acesso de todos os moçambicanos a energia até 20301, uma realidade que seria sinónimo de desenvolvimento e de maior prosperidade económica” disse Rui Marques, responsável pela Siemens em Moçambique.

Com esta aplicação de realidade aumentada, os visitantes do stand da Siemens na FACIM podem ter uma perspetiva tridimensional e perceber como funciona um Centro Nacional de Despacho, as tecnologias utilizadas e os benefícios de uma gestão moderna, acessível, responsável e sustentável da energia. A concretização de um Centro Nacional de Despacho contribuiria ainda para capacitar e formar os recursos humanos locais, uma vez que proporcionaria a criação de competências numa área estratégica, e a participação dos moçambicanos na transformação e digitalização do sistema elétrico nacional.

A FACIM 2019 decorre de 26 de Agosto a 01 de Setembro. Esta é a 55ª edição da feira, que este ano é dedicada ao tema “Moçambique e o mundo: alargando o mercado, promovendo investimento e potenciando parcerias”.

Presente em Moçambique desde 1950, a Siemens tem sido um importante parceiro tecnológico do país, capaz de criar valor sustentado e duradouro em áreas determinantes para a prosperidade económica e para a qualidade de vida dos cidadãos moçambicanos, tais como a energia, transportes e infraestruturas. Ao longo dos anos, a empresa tem vindo a fazer uma aposta contínua na valorização dos recursos humanos locais, através do desenvolvimento de importantes iniciativas nas áreas da educação, formação e de transferência de conhecimentos.

1 Programa ‘Energia para Todos’, uma iniciativa conjunta do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, e do Fundo Nacional de Energia.


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com