Tools

Siemens MoçambiqueSiemens Moçambique

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens selecciona 23 projectos finalistas para o “empowering people. Award”

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

  • Está aberta a votação online para o Prémio Comunitário1

  • Fundação Siemens procura soluções técnicas para melhorar o abastecimento básico a regiões em vias de desenvolvimento

  • 6 de Outubro, em Berlim, a Siemens Stiftung irá atribuir mais de 200 mil euros em prémios monetários

  • Moçambique teve dois projectos a concurso

A Siemens seleccionou 23 projectos finalistas para o „empowering people. Award “, iniciativa que pretende distinguir soluções tecnológicas inovadoras que ajudem países em vias de desenvolvimento.

Duas equipas de especialistas em tecnologias adequadas ao desenvolvimento e ao empreendedorismo social avaliaram mais de 800 candidaturas e seleccionaram 23 finalistas. Os votos online irão agora determinar o vencedor de um Prémio Comunitário adicional que será anunciado em Outubro, juntamente com os três grandes vencedores na cerimónia de premiação em Berlim.

Os critérios-chave incluíram o potencial impacto social, a exequibilidade técnica, a funcionalidade e a confiabilidade em condições locais, bem como o potencial de sustentabilidade financeira.

“Foi difícil para as duas equipas de especialistas escolherem os 23 finalistas, uma vez que recebemos candidaturas fascinantes de todo o mundo”, conta Rolf Huber, diretor geral da Siemens Stiftung.

De Moçambique estiveram a concurso dois projectos: um na categoria de Água e Água Residual e outro na área de Energia, não tendo nenhum integrado o grupo de finalistas.

Aos três vencedores, seleccionados por um júri internacional, serão atribuídos prémios de 50 mil euros, 30 mil euros e 20 mil euros, respectivamente. Cada um dos restantes finalistas receberá 5 mil euros em dinheiro.

Ao vencedor do Prémio Comunitário será concedido hardware no valor de 3.000 euros. Os vencedores do prémio e os outros candidatos com potencial serão convidados a juntarem-se à empowering people. Network, uma iniciativa da Siemens Stiftung que disponibiliza actividades online e offline específicas tendo em conta as necessidades destes projectos, à medida que evoluem, para os ajudar a dimensionar, replicar e aumentar a capacidade e desenvolver estruturas internas viáveis.

Os finalistas vêm de países como o Peru, Países Baixos, Índia, Alemanha, Estados Unidos da América, Egipto, Indonésia, Camarões, Reino Unido, Hungria, Brasil, Jordânia, África do Sul, Tanzânia Nigéria e Argentina.

A competição da Siemens Stiftung convida investigadores e promotores a apresentar inovações tecnológicas simples numa de oito categorias de fornecimento básico: Água e Água Residual, Energia, Alimentação e Agricultura, Gestão de Desperdícios, Saúde, Acolhimento, Educação, Informação e Comunicação.

Estas inovações devem contribuir para melhorar as vidas de algumas das regiões mais pobres do mundo e, inseridas em modelos de empreendedorismo social, devem ser sustentáveis para indivíduos e comunidades inteiras.

1 Community Prize


Rita Silva 

 ritas.silva@siemens.com