Noticias

quinta-feira, 12 de Outubro de 2017

Siemens presente no Mozambique Gas Summit 2017 em Maputo

O Mozambique Gas Summit, que tem lugar de 18 a 20 de outubro de 2017, em Maputo, proporcionará uma plataforma de networking para que os principais decisores moçambicanos se envolvam com os investidores internacionais, com o objetivo de explorar oportunidades disponíveis e posicionar Moçambique como país africano chave para a produção de gás.

quinta-feira, 31 de Agosto de 2017

HCB escolhe Siemens para modernização dos transformadores e garantir eficaz fornecimento energético

A Siemens Moçambique, em conjunto com a casa-mãe alemã e a equipa da Siemens Portugal, será responsável pelo recondicionamento de transformadores na Hidroeléctrica de Cahora-Bassa (HCB), naquele que é um dos maiores projectos de sempre da multinacional em Moçambique.

quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

Siemens confirma participação na FACIM 2017

A Siemens vai estar na FACIM 2017, que decorre de 28 de Agosto a 03 de Setembro, em Maputo. A multinacional alemã volta a marcar presença para explicar a aposta forte que tem vindo a fazer em Moçambique, em particular no sector da energia, onde tem vindo a participar numa série de importantes projectos.

segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Siemens imprime em 3D as pás de turbinas a gás

A Siemens concluiu os primeiros ensaios a pás inteiramente construídas com recurso à tecnologia de manufactura aditiva.

quinta-feira, 25 de Maio de 2017

Siemens continua a colocar o continente africano no topo das suas prioridades

O continente africano continua a estar no topo das prioridades da Siemens, uma vez que tem um enorme potencial de desenvolvimento.

terça-feira, 16 de Maio de 2017

Siemens fornece tecnologia de ponta para o primeiro terminal de contentores automatizado de África

O primeiro terminal de contentores automatizado de África, localizado no estreito de Gilbraltar, terá tecnologia Siemens. A empresa alemã fornecerá sistemas eléctricos e de automação, bem como a engenharia e o comissionamento de 32 guindastes de pátio automáticos, a funcionar em 16 blocos inteligentes, para o terminal de contentores MedPort Tangier. Este terminal será inaugurado em 2019.

quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Siemens fornece cinco turbinas a gás de grande porte para a Arábia Saudita

A Siemens acaba de receber uma encomenda para cinco turbinas a gás, de classe F, para uma central de produção combinada de calor e electricidade (CHP) no Reino da Arábia Saudita. Com uma capacidade de produção eléctrica de cerca de 1.500 megawatts (MW), a central fornecerá cerca de 400 MW de eletricidade e vapor de processo para uma nova unidade de extracção de gás natural em Fadhili, localizada a 100 km a noroeste de Dammam, na Província Oriental do Reino. Os 1.100 MW adicionais serão suficientes para fornecer energia a 1.1 milhões de lares sauditas.

segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Siemens fornece turbinas a gás para grande projecto petroquímico em Omã

A Siemens e a sua unidade de negócio Dresser-Rand fornecerão dois trens de compressores accionados por turbina a gás e dois grupos geradores com turbinas a gás para o Complexo Industrial Liwa Plastics, um importante projecto petroquímico localizado em Omã. A unidade de extracção de líquidos de gás natural (NGL) em Fahud, situada a aproximadamente 300 km a sudoeste da capital Mascate, faz parte deste complexo industrial.

terça-feira, 11 de Abril de 2017

Siemens fornece tecnologia para um dos maiores projetos energeticos do mundo

Em junho de 2015, a Siemens recebeu a sua maior encomenda de sempre a nível mundial, que visa a expansão da produção de energia no Egipto. Agora, apenas 18 meses depois da assinatura do contrato, a empresa bateu todos os recordes na construção das centrais de energia ao conseguir ligar já à rede 4.8 gigawatts.

quinta-feira, 5 de Janeiro de 2017

Dresser-Rand ganha contrato no Gana para fornecimento de compressores

A Dresser-Rand, unidade de negócio da Siemens, ganhou um contrato para o fornecimento de duas unidades de compressores para um posto de recolha de gás em terra (onshore) no Gana, África.

quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016

Siemens no Gas Summit com soluções inovadoras para Moçambique

Markus Kurz, responsável da Siemens para projectos de gás natural liquefeito, esteve no Gas Summit, em Maputo, para dar a conhecer como as soluções Siemens podem contribuir para o potencial papel do País no mercado energético internacional.

terça-feira, 29 de Novembro de 2016

Siemens provoca onda verde na Islândia

A Siemens está a implementar o seu sistema de priorização de tráfego com base em localização por satélite, o Sitraffic Stream, na capital islandesa, Reiquiavique. O sistema garante que a luz dos semáforos passa automaticamente a verde facilitando a passagem de veículos de emergência médica e transporte públicos urbanos em interseções rodoviárias.

terça-feira, 15 de Novembro de 2016

Siemens reabilita Central de produção Eléctrica da Beira

A Siemens levou a cabo o projecto de revitalização da Central de produção eléctrica da Beira, em Moçambique, através da reabilitação de uma turbina a gás que estava inoperacional há mais de cinco anos. Nesse sentido, a empresa assinou um contrato com a Electricidade de Moçambique (EDM), que previa a modernização da estação de operação da central, uma acção de manutenção preventiva à turbina e a parte do equipamento auxiliar, bem como um novo sistema de extinção de incêndio. Adicionalmente, a Siemens deu ainda formação específica aos operadores da central. Este projecto tinha como objectivo voltar a colocar em serviço a central de produção de energia eléctrica da Beira.

quinta-feira, 10 de Novembro de 2016

Lucros da Siemens sobem 18% no quarto trimestre do ano

Os lucros da alemã Siemens registaram um crescimento de 18%, no quarto trimestre fiscal, que terminou a 30 de Setembro, para os 1,2 mil milhões de euros. O ganho por ação, no período em análise, foi de 1,42 euros, valor que compara com os 1,18 euros do trimestre homólogo do ano passado.

segunda-feira, 12 de Setembro de 2016

Siemens estabelece recorde mundial em central eléctrica na Alemanha

No início de 2016, a Siemens entregou ao cliente uma central eléctrica de ciclo combinado, na área portuária de Düsseldorf, na Alemanha, e estabeleceu três novos recordes mundiais. Durante o período de testes, ainda antes de ser aceite, a unidade “Fortuna” alcançou uma produção eléctrica líquida máxima de 603,8 megawatts (MW), valor que constitui um novo recorde para uma central eléctrica de ciclo combinado deste tipo. O cliente é o operador Stadtwerke Düsseldorf AG, uma empresa de serviços públicos.

quinta-feira, 8 de Setembro de 2016

Siemens selecciona 23 projectos finalistas para o “empowering people. Award”

A Siemens seleccionou 23 projectos finalistas para o „empowering people. Award “, iniciativa que pretende distinguir soluções tecnológicas inovadoras que ajudem países em vias de desenvolvimento.

quinta-feira, 1 de Setembro de 2016

Tecnologia Siemens leva sector energético moçambicano para patamar internacional

A Siemens está mais uma vez presente na FACIM com o maior stand do Pavilhão da Alemanha, onde vai demonstrar a aposta forte que tem vindo a fazer no sector da energia, tão importante para o País, bem como os projectos que tem vindo a desenvolver e que têm contribuído para levar energia a cada vez mais moçambicanos.

terça-feira, 16 de Agosto de 2016

Avião recordista mundial faz primeiro voo

Os investigadores da Siemens desenvolveram um novo tipo de motor elétrico que, com um peso de apenas 50 quilos, fornece um output contínuo de cerca de 260 quilowatts – cinco vezes mais que sistemas de acionamentos comparáveis. Este sistema de propulsão recordista completou com sucesso o seu primeiro voo público no início do mês de Julho no aeroporto de Schwarze Heide, perto de Dinslaken, na Alemanha, onde – praticamente em silêncio – alimentou uma aeronave acrobática Extra 330LE. Este novo sistema de acionamento já tinha feito o seu voo inaugural no dia 24 de Junho de 2016. Este novo desenvolvimento significa que aeronaves hibrido-elétricas de quatro ou mais lugares vão agora ser possíveis.

quarta-feira, 3 de Agosto de 2016

Siemens fornece transformadores únicos no mundo

A Siemens vai fornecer, juntamente com parceiros locais, os primeiros transformadores de CCAT de 1.100 kV para a mais longa linha de transmissão de corrente contínua em alta tensão do mundo. Os A 587 MVA serão também os transformadores rectificadores mais potentes de sempre.

quarta-feira, 4 de Maio de 2016

TVM Escola de Matibane

Data: 04/05/2016

quarta-feira, 4 de Maio de 2016

Presidente de Portugal está em Moçambique

Data: 04/05/2016

quarta-feira, 27 de Abril de 2016

Siemens participa na discussão do Petróleo e Gás no 5º MMEC em Maputo

A Siemens irá participar novamente na Mozambique Mining, Oil & Gas and Energy Conference and Exhibition (MMEC). Nesta quinta edição, que decorrerá em Maputo, a 27 e 28 de abril, a empresa fará parte do painel que discutirá, entre outros assuntos, o desenvolvimento de projectos de infraestruturas de gás.

quarta-feira, 20 de Abril de 2016

Presidente de Moçambique visita fábrica de turbinas da Siemens em Berlim

A Siemens recebe hoje a visita do presidente de Moçambique, na sua fábrica de turbinas em Berlim, no âmbito da visita oficial de Filipe Nyusi à Alemanha. A empresa alemã está presente em Moçambique desde a década de 50 e tem investido no desenvolvimento do País até aos dias de hoje.

sexta-feira, 1 de Abril de 2016

montes e vales de 2015

Meio: Mundo h.

terça-feira, 29 de Março de 2016

Siemens assegura interligação energética entre Holanda e Dinamarca

A Siemens recebeu uma encomenda para interligar as redes de energia elétrica da Holanda e da Dinamarca. Os clientes são, do lado dinamarquês, o operador energético Energinet, e, do lado holandês, a sua congénere TenneT TSO.

quinta-feira, 3 de Março de 2016

Siemens fornece solução chave-na-mão para central elétrica na Nigéria

A Siemens recebeu a encomenda para os componentes principais da futura central elétrica Azura-Edo IPP, localizada no sul da Nigéria. A central elétrica, um projeto chave-na-mão com uma capacidade instalada total de 459 MW, será construída em parceria com a empresa local de construção para a Azura Power West Africa, um fornecedor de energia independente. A encomenda inclui um contrato de manutenção da central elétrica para um período de 12 anos. Para além disso, a Siemens Financial Services (SFS), uma unidade da Siemens que presta serviços financeiros, tem estado envolvida na estruturação do financiamento desde 2012 e contribuirá com 50 milhões de dólares para financiar parcialmente o desenvolvimento, a construção e a operação da primeira fase do projeto. A entrada em serviço deste mega projeto está prevista para julho de 2018.

segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2016

Siemens aumenta investimento em I&D para 4,8 mil milhões de euros em 2016

A Siemens vai reforçar a sua aposta em Investigação & Desenvolvimento (I&D), aumentando o investimento nesta área, em 300 milhões de euros, no ano fiscal de 2016, já em curso. Este incremento irá servir para desenvolver áreas estratégicas para a multinacional, como a automação, digitalização e sistemas de energia descentralizados. Assim, nos próximos 12 meses que terminam a 30 de Setembro de 2016, a Siemens prevê investir um total cerca de 4,8 mil milhões de euros em I&D.

segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2016

Siemens apoia a HELPO na reconstrução da escola de Matibane em Nampula

Realizou-se hoje a inauguração da Escola Primária Completa de Matibane que contou com a presença do Director Provincial de Educação de Nampula, bem como, de Rui Marques, Director Geral da Siemens em Moçambique e de Carlos Almeida, Country Manager, representante da ONG HELPO, as duas entitidades reponsáveis pela reconstrução da escola. A inauguração contou ainda com a presença dos mais de 800 alunos que frequentam a escola, do primeiro ao sétimo ano de escolaridade, e que contam agora com novas instalações para aprender.

quarta-feira, 9 de Dezembro de 2015

Siemens assina acordo de cooperação com Moçambique para a área da energia

A Siemens assinou um acordo abrangente com o Governo moçambicano para a cooperação no sector da energia. Com base neste Memorando de Entendimento (MoU), a Siemens vai desenvolver um conceito de energia, de forma a identificar cenários que permitam melhorar a geração e distribuição de energia no país e na região. O objectivo principal é garantir um futuro energético seguro, acessível e sustentável para a República de Moçambique e fortalecer a base para uma consequente expansão da economia e do emprego.

quinta-feira, 3 de Setembro de 2015

Tecnologia Siemens na sede do Banco de Moçambique

A obra da nova sede do Banco de Moçambique, ainda a decorrer, tem contado com o apoio da Siemens. A multinacional alemã tem participado nas várias fases deste projecto, desde a fase de desenvolvimento até ao projecto de execução do edifício, através do fornecimento de diversas soluções e equipamentos. O Banco de Moçambique, assim que estiver concluído, vai ser um dos edifícios mais emblemáticos do País.

segunda-feira, 31 de Agosto de 2015

Siemens marca presença na 51ª Edição da FACIM

Com a presença nesta 51ª edição da FACIM, a feira multissectorial anual, que constitui o maior evento comercial com dimensão internacional em Moçambique, a Siemens pretende não só promover os seus produtos e serviços nas áreas do petróleo e do gás, mas também dar a conhecer os seus mais recentes projectos que tem desenvolvido no país.