Country Profile

Os negócios de destaque

  • A Siemens contribuiu significativamente para o projeto do corredor de Nacala fornecendo a eletrificação do porto de águas profundas em Nacala-a-Velha e a sinalização ferroviária em toda a extensão dos 912 quilómetros de linha férrea entre o referido porto e Moatize. Este equipamento melhorará a segurança, capacidade da rede e fiabilidade do transporte de carvão. A Siemens obteve ainda um contrato adicional para o fornecimento dos sistemas de sinalização ferroviária e de fornecimento de energia de três pátios, dois em Nacala e outro em Moatize.

  • A Siemens está a apoiar a obra de construção da nova sede do Banco de Moçambique, fornecendo soluções de ponta na área da energia, de proteção e de segurança.

  • A Siemens modernizou uma turbina a gás na central elétrica da Beira e assinou um contrato com a Empresa de Eletricidade de Moçambique (EDM) para o upgrade da estação de operação da central e para a manutenção preventiva da turbina, entre outras coisas.

  • Em parceria com a Eletricidade de Moçambique (EDM) a Siemens forneceu uma subestação móvel para Matambo e projetou a ampliação de uma subestação localizada na província de Tete, um projeto suportado através de um financiamento do World Bank ao Estado Moçambicano.

  • Noutra parceria com o Instituto de Formação Profissional de Moçambique e a academia de formação ATEC, da qual a Siemens é um dos membros fundadores, a Siemens está a apostar na formação profissional de moçambicanos nas importantes áreas da engenharia elétrica e automação.

  • A Siemens está a apoiar HELPO, uma NGO local, dedicada a atividades sociais e de educação. Com este apoio, os alunos de Matibane têm um novo edifício escolar, duas salas de aula devidamente equipadas, e uma biblioteca que irá beneficiar toda a comunidade. A escola de Matibane, localizada em Nampula, tem cerca de 600 alunos do primeiro ao sétimo ano de escolaridade.

  • A Siemens está a firmar protocolos com universidades locais para disponibilizar estágios na empresa.

  • No âmbito da Siemens Integrity Initiative, a empresa participou no simpósio "Promover a Gestão da Ética em Organizações de Moçambique”, promovido pelo Instituto de Diretores de Moçambique, o parceiro local do Instituto de Conduta Ética da África do Sul. No âmbito desta iniciativa, a Siemens investiu mais de 500.000 euros para desenvolver um projeto de ação coletiva que visa promover um ambiente de negócios transparente e condições de mercado justas em Moçambique.

  • As atividades da Siemens em Moçambique remontam aos anos 50.