Tools

Siemens MoçambiqueSiemens Moçambique

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Tecnologia Siemens na sede do Banco de Moçambique

• Soluções de ponta da área da energia e segurança estão a ajudar a tornar este edifício ainda mais emblemático
• Maior eficiência, conforto e segurança graças à tecnologia Siemens

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A obra da nova sede do Banco de Moçambique, ainda a decorrer, tem contado com o apoio da Siemens. A multinacional alemã tem participado nas várias fases deste projecto, desde a fase de desenvolvimento até ao projecto de execução do edifício, através do fornecimento de diversas soluções e equipamentos. O Banco de Moçambique, assim que estiver concluído, vai ser um dos edifícios mais emblemáticos do País.

O empreendimento, que é actualmente o maior projecto que a Siemens está a desenvolver em edifícios do sector terciário em Moçambique, está a ser equipado com soluções de ponta para as áreas da energia e segurança. A empresa vai apoiar a evolução da obra até ao final da construção, prevista para 2015.

Graças ao conceito Totally Integrated Power (TIP), a Siemens está a fazer neste projecto uma integração total e optimizada dos vários equipamentos fornecidos. A solução global de distribuição de energia seleccionada para este empreendimento inclui 30 celas de média tensão e 10 transformadores. Toda esta potência está a ser distribuída pelos edifícios através de um sistema de barramento de baixa tensão de dois quilómetros e mais de 300 quadros eléctricos.

Para garantir a segurança das pessoas que diariamente vão trabalhar e visitar este edifício, o projecto abrange igualmente sistemas de detecção de incêndio com 3.000 detectores e quatro painéis de alarme, assim como sistemas de detecção de gases perigosos e um sistema de videovigilância por Circuito fechado de televisão (CFTV).

Para além da nova sede, está ainda em curso a abertura de novas agências da instituição bancária, espalhadas por todo o território nacional. Estas agências também vão dispor de soluções integradas de ponta na área da energia, tais como quadros de média e baixa tensão, transformadores de potência e sistemas de comando de iluminação da Siemens.

Este projecto faz parte dos diversos investimentos que o Banco de Moçambique está a realizar, que pretendem acompanhar o desenvolvimento exponencial do País, e que visam expandir a acção desta entidade a todo o território nacional. A nova sede da empresa passará a integrar quatro edifícios, onde estarão sediados os serviços centrais do banco. Para além do edifício sede, a obra prevê ainda uma nova torre de escritórios com 30 pisos, um parque de estacionamento com 20 andares e um pólo técnico com seis pisos.

A Siemens está presente em Moçambique há mais 60 anos, o que lhe permitiu adquirir um vasto conhecimento e uma larga experiência, capazes de dar respostas adequadas às diferentes necessidades e solicitações do mercado actual.

O presente projecto, tal como outros que estão a ser desenvolvidos, vão permitir gerar riqueza, tecnologia e emprego para o país, a partir de recursos naturais, locais e renováveis numa lógica de preservação ambiental, responsabilidade social e formação, assim contribuindo para o desenvolvimento e crescimento económico do país.